Curta e Siga


Doença de Alzheimer Familiar (DAF)





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Doença de Alzheimer Familiar (DAF).



O Alzheimer é uma doença influenciada, em parte, pela carga genética, o que significa que se você possui casos na família, pode ter um risco maior de desenvolvê-la. Contudo, não há como controlar esse fator, então a prevenção e tratamento devem ser feitos em cima dos fatores ambientais, que também influenciam no desenvolvimento e manifestação da doença.

Existe uma forma rara da Doença de Alzheimer que é transmitida de geração em geração. Esta é denominada por Doença de Alzheimer Familiar (DAF).

Se um dos progenitores possui uma mutação genética que provoca DAF, cada filho terá 50% de probabilidade de herdá-la. A presença do gene significa que a pessoa poderá desenvolver Doença de Alzheimer, normalmente entre os 40 e os 60 anos. Esta forma da Doença de Alzheimer afeta um número extremamente reduzido de pessoas. Foram identificados três genes que se sofrerem certos tipos de mutação, vão causar DAF. Estes são denominados: presenilina 1 (cromossoma 14), presenilina 2 (cromossoma 1) e o gene da proteína precursora amilóide (APP) no cromossoma 21.

Existem outras formas raras de demência que também podem ser herdadas. Estas incluem a doença de Huntington e algumas formas de Demência frontotemporal, em que as alterações do comportamento são antecedentes às alterações da memória. Todas estas situações hereditárias são muito raras na população geral.

Os principais fatores de risco modificáveis da doença de Alzheimer são: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo e inatividade intelectual, depressão, tabagismo, baixa escolaridade, e alimentação quantitativa e qualitativamente insatisfatória. De acordo com o estudo de Rotterdam, a eliminação desses fatores de risco levaria à uma redução de 30% na incidência de demência


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário